Emagrecimento saudável: mitos e verdades

Emagrecimento saudável: mitos e verdades

Preocupação de parcela considerável da população, a perda de peso é um assunto que gera inúmeras dúvidas. Dietas apenas à base de proteínas e líquidos funcionam? Quanto mais água beber, melhor? Ingerir carboidratos à noite realmente engorda? Estes são alguns dos questionamentos levantados por quem busca um emagrecimento saudável.

Fato é que perder uns quilinhos não é uma tarefa fácil, exigindo muita dedicação, comprometimento e força de vontade. Então, a dica essencial é: suspeite de métodos que aparentem ser milagrosos e que apresentam soluções rápidas e instantâneas, afinal o próprio ditado popular já diz: “quando a esmola é muita, o santo desconfia”.

Para lhe ajudar na missão de conquistar um corpo esbelto, esclareceremos questões pertinentes ao tema, apresentando nos post de hoje mitos e verdades sobre o emagrecimento saudável.

Conquistando um emagrecimento saudável
Realizar refeições de três em três horas ajuda a perder peso

Verdade. Por meio de uma reeducação alimentar baseada em uma dieta equilibrada e em horários adequados, realizar refeições a cada 3 horas é fundamental para obter sucesso no processo de emagrecimento saudável, visto que este hábito ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando na queima de gordura.

Alimentos funcionais são uma ótima opção nesta situação.

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Lembre-se ainda de que não deve-se abusar de alimentos muito calóricos. Com a ajuda de um profissional da saúde, crie uma dieta exclusiva que encaixe com suas metas e, claro, com sua rotina.

Posso comer, sem restrição, todas as frutas
Mito. Infelizmente, nos deparamos com um mito clássico no universo de quem busca o emagrecimento saudável. Mesmo sendo alimentos extremamente recomendáveis, as frutas possuem alto nível de frutose.

E adivinha? A frutose é um tipo de açúcar que, obviamente, configura-se como um carboidrato e, por isso, as frutas — assim como qualquer outro alimento — não devem ser consumidas em exagero. O número máximo de frutas por dia deve ser em torno de 5.

Shakes auxiliam o processo de emagrecimento
Verdade. Essa é fácil, não é? Os queridinhos do universo fitness, se utilizados corretamente, poderão, sim, ajudar na perda de peso. Segundo especialistas da área, os shakes podem ser consumidos no lugar de lanches que, às vezes, têm um alto teor calórico.

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Para acertar na dose, encare os shakes como complementos alimentares, que precisam ser ingeridos modernamente. A principal dica aqui é: evite substituir completamente as refeições do dia por este alimento.

Consumir carboidratos à noite prejudica a dieta
Mito. Você estava crente que esta frase se enquadraria nas verdades, pois desde muito novos nós aprendemos erroneamente este mito. Pelo fato de os carboidratos serem os responsáveis pelo fornecimento de energia, eles devem estar presentes nas principais refeições, entretanto, sem abusos.

Afinal de contas, de nada adianta apenas excluir este nutriente durante a noite, se durante o dia você faz uma dieta altamente calórica. A palavra de ordem aqui é: equilíbrio.

Água é uma forte aliada na perda de peso
Verdade! No entanto, hidratar-se não é o suficiente para emagrecer. Tomar litros de água sem controlar a alimentação diária, por exemplo, não surtirá efeito nenhum.

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Por outro lado, atrelar uma dieta de baixa caloria ao consumo ideal de água ajuda, sim, no processo de perda de peso, que acontece devido à sensação de saciedade proporcionada pelo líquido. Além disso, a água tem capacidade de ajudar o nosso corpo a eliminar as toxinas que causam a desagradável sensação de inchaço por causa da retenção de líquidos.

Entretanto, não basta cuidar apenas da alimentação. Para conquistar um corpo sarado por meio do emagrecimento saudável aposte também na realização de atividades físicas periodicamente.

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