Suco verde realmente emagrece?

Suco verde realmente emagrece?

Esclareça suas dúvidas sobre a bebida que tem função detox

Na internet, a busca por dieta resulta em infinitas opções de bebidas milagrosas. O que deixa muita gente com dúvida se o suco verde emagrece, já que ele possui função detox. Quem responde essas questões é a Lígia dos Santos, coordenadora do setor de Nutrição e Dietética na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Saiba se o suco verde emagrece:
O suco verde realmente é aliado à perda de peso? Alguns deles prometem secar a barriga. Isso é verdade?

Não temos evidências científicas que comprovem essa informação, mas podemos afirmar que esses sucos, quando associados a uma refeição equilibrada e à prática de exercícios físicos, podem, sim, ser grandes aliados à perda de peso e, consequentemente, ajudar na diminuição da barriga.

Qual seu real benefício à saúde?

O suco verde tem dois benefícios que merecem destaque: o primeiro é que é uma maneira simples de garantir o consumo de vegetais verdes e de frutas que fornecem as vitaminas e os minerais necessários para o organismo. O segundo é que eles contêm propriedades antioxidantes e fibras, que auxiliam no combate aos radicais livres, melhoram o funcionamento do sistema digestivo e dão mais vitalidade e energia, ajudando a diminuir o estresse.

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É preciso procurar orientação médica antes de preparar qualquer receita de suco detox?

É indicado ter o acompanhamento de um profissional para adequação das receitas de sucos junto a uma alimentação balanceada, visto que o excesso de alguns alimentos, associados a algumas patologias e o manejo incorreto no preparo, podem causar alguns problemas relacionados à saúde.

Alguns profissionais indicam que a couve crua, por exemplo, que mesmo sendo rica em vitaminas, minerais e fibras, possui uma substância chamada pró-goitrina que, quando consumida em excesso, se transforma em goitrina, impedindo a entrada de iodo na glândula tireoide. Isso pode diminuir a liberação de hormônios e desencadear o hipotireoidismo. A orientação segura de consumo então, nesse caso, é de cinco folhas por dia.

Foto: Shutterstock

Quais alimentos você indica usar na preparação desses sucos?

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Ingredientes como limão, melancia e laranja são fontes de vitamina C que têm ação antioxidante em razão de sua capacidade de varrer os radicais livres. A maçã contém flavonoides que, após sofrer metabolização no intestino delgado, também atua como antioxidante. Acredita-se também que a ingestão regular dessa fruta auxilie na prevenção de doenças cardiovasculares.

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As verduras são ricas em fibras e auxiliam na saciedade e no funcionamento/ regularização intestinal. O gengibre melhora o processo digestivo e circulatório. A água de coco hidrata e possui sódio, potássio, magnésio e é uma bebida diurética. O mirtilo contém antioxidantes que diminuem os radicais livres e inflamação.

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